quinta-feira, 28 de maio de 2009

Programa de Promoção do Café Brasileiro

Qualidade dos Cafés do Brasil conquista gastronomia chilena
O lançamento da campanha promocional dos cafés do Brasil no Chile, realizado terça-feira (26), em Santiago, foi um sucesso e cumpriu seu objetivo de abrir esse mercado para as indústrias brasileiras. “A estrada está asfaltada e a porteira aberta para que nossas empresas vendam seus cafés”, diz Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café e gerente comercial do PSI – Projeto Setorial Integrado de Promoção à Exportação de Cafés Industrializados, realizado em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. Cerca de 300 profissionais participaram do coquetel de lançamento, promovido no Grand Hotel Hyatt, entre chefs, restauranteurs, donos de redes de casas de café, de lojas de conveniência, diretores e compradores de supermercados, atacadistas, distribuidores e alunos de gastronomia e hotelaria. “Ficou patente que existe uma demanda por cafés de alta qualidade que poderá ser suprida pelas torrefadoras brasileiras”, avalia Herszkowicz. “Nossa meta, que é dobrar, em dois anos, as exportações para o Chile, que em 2008 foram de US$ 20 milhões, poderá ser atingida dependendo apenas da agressividade e gestão comercial das indústrias, que contarão com o apoio integral do PSI – Cafés do Brasil”.
Workshop em Agosto
Durante o coquetel, a ABIC e a Associação Chilena de Gastronomia – ACHIGA, apresentaram o plano de parceria, que também conta com o apoio da divisão para a América Latina da associação mundial de chefs de cozinha (WACS - World Association of Chefs’ Societies). Entre as ações, está o patrocínio, pelo programa Cafés do Brasil, de dois eventos estratégicos: o 23º Concurso Nacional de Gastronomia, que acontecerá de 27 a 29 de julho, e o Congresso Mundial de Chefs de Cuisine, em janeiro de 2010, ambos em Santiago. O Congresso Mundial, que pela primeira vez acontece na América Latina e que contará com uma palestra sobre os Cafés do Brasil, será a ocasião mais oportuna para a exposição das marcas brasileiras aos mais de 750 profissionais de gastronomia que deverão estar presentes. Uma notícia muito bem recebida pelo público foi sobre a realização, no final do próximo mês de agosto, de um workshop para apresentação de cafés de diferentes regiões do país (terroir, estate coffee), degustação orientada e preparo de café. “Destinado aos proprietários e equipes de cafeterias, restaurantes, hotéis e aos alunos de cursos de gastronomia e hotelaria, esta será uma ação também institucional, mas que poderá ter o patrocínio de empresas brasileiras”, diz Christian Santiago Silva, coordenador executivo do PSI.
Jóia Rara
Apresentando o café do Brasil como uma jóia rara, a campanha, com imagens de anéis, colares e pulseiras, sempre com um grão de café como a pedra preciosa, teve grande repercussão. Todos esses elementos aparecerão nas peças promocionais anunciando eventos da ACHIGA ou poderão fazer parte das vitrines de estabelecimentos, diferenciando os pontos que usam, servem e vendem cafés do Brasil. Grande sucesso do coquetel foi a participação de Bruno Ferreira Silva, da Equipe de Baristas Cafés do Brasil / Brazilian Barista Coffee Team, criada exatamente para essas apresentações. Bruno surpreendeu o público com seu carisma, técnica e criatividade, servindo inclusive uma caipirinha de café feita com pisco (similar à cachaça brasileira). “Foi um verdadeiro show”, diz Herszkowicz, acrescentando que “a maneira como fizemos a apresentação da campanha e das ações e a presença do Barista Coffee Team com certeza criaram uma imagem altamente positiva dos Cafés do Brasil”.
APEX -Brasil 28/05/2009

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